Fique por dentro das novidades

5 erros de planejamento financeiro que te deixam no vermelho

compartilhar:

Blog DEUcrédito - 5 erros de planejamento financeiro que te deixam no vermelho

Gerenciar o próprio dinheiro é uma tarefa que exige muita dedicação e atenção. Mesmo sendo uma função aparentemente fácil, algumas pessoas ainda têm dificuldade na hora de planejar suas finanças.

Está passando por apuros com suas finanças? Não está conseguindo visualizar onde está o problema? Vamos listar abaixo 5 erros de planejamento financeiro que te deixam no vermelho. Confira!

Não controlar seus gastos

Mais importante do que monitorar o que entra na sua conta corrente, é essencial controlar o que você gasta. Por menor que seja o gasto, como por exemplo aquele café da tarde, o sorvete do fim de semana, quando passam despercebidos, podem virar uma bola de neve no fim do mês. Não se esqueça de controlar gastos no cartão de crédito também! Hoje, existem diversos aplicativos para smartphones onde você pode controlar seus gastos, incluindo também a movimentação de suas contas e cartões de crédito, podendo visualizar onde você está gastando mais.

Não definir objetivos

Controlar seus gastos é crucial para uma vida financeira saudável. Contudo, é fundamental definir os seus objetivos financeiros. Cada pessoa possui sonhos e propósitos diferentes, é por isso que você precisa estabelecer quais suas metas de vida para então definir quanto você precisa economizar ou investir.

Não ter uma reserva de emergência

Esse é provavelmente um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando falamos em planejamento financeiro. Ter uma reserva de emergência é indispensável, pois nunca se sabe quando você pode precisar, não é mesmo? É como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”!

Ter muitas dívidas

Para realizar um sonho, muitas vezes é preciso recorrer a financiamentos, empréstimos ou o velho cartão de crédito. Você precisa ficar atento ao solicitar tais serviços, principalmente observando as taxas e regras de contrato, para que o seu orçamento mensal não seja comprometido.

Não investir

Quando pensamos em investir, logo vem à cabeça uma velha conhecida: a poupança. Por ser mais popular, é a mais utilizada para poupar o dinheiro. Entretanto, existem muitas opções de investimento em fundos e bancos médios e pequenos com um retorno mais satisfatório e de menor risco.

Gostou das dicas? Pronto para colocar em prática? Se você é servidor público, aposentado, pensionista do INSS ou das Forças Armadas e esteja precisando de uma grana extra, solicite seu consignado com a DEUcrédito